Durante a locação, o inquilino deve manter o estado de conservação e funcionamento do imóvel, conforme lei do inquilinato e contrato de locação.

O LOCATÁRIO obriga-se a: Manter o imóvel locado em perfeito estado de conservação, higiene e limpeza, bem como a reparar todo e qualquer estrago causado por si ou por terceiros de sua confiança.’’


Alguns exemplos de manutenções ligadas ao uso:

Torneiras, reparos, sifão, chuveiro, resistência,caixa acoplada,registros, portas, janelas, tomadas, pisos, tomadas, faxina, forro, teto, paredes, acessórios, espelhos, eletrodomésticos, móveis, ralos entupidos, chaveiro, pintura, etc.


Manutenções estruturais:

Infiltrações ocultas, goteiras, rompimento de canos, problemas na elétrica, curtos, disjuntores, vazamento de gás tubulação, cerâmicas trincadas por problema estrutural,parede rachada por problema estrutural,erosão,telhado, etc.

No caso Cupins, baratas, ratos e umidade, cabe ao inquilino realizar dedetização e manutenção da limpeza para não cumular bolores.


Lembre-se:


‘’Segundo a Lei do Inquilinato (8.245/1991), os serviços de manutenção são de responsabilidade do inquilino e as reformas estruturais ficam a cargo dos proprietários. O locador deve entregar o imóvel em condições de uso para o locatário, que deve devolvê-lo no estado que o recebeu.’’


’Lei do inquilinato Art. 23. O locatário é obrigado a: II - servir - se do imóvel para o uso convencionado ou presumido, compatível com a natureza deste e com o fim a que se destina, devendo tratá - lo com o mesmo cuidado como se fosse seu; IV - levar imediatamente ao conhecimento do locador o surgimento de qualquer dano ou defeito cuja reparação a este incumba, bem como as eventuais turbações de terceiros;V - realizar a imediata reparação dos danos verificados no imóvel, ou nas suas instalações, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos;VI - não modificar a forma interna ou externa do imóvel sem o consentimento prévio e por escrito do locador;Art. 36. As benfeitorias voluptuárias não serão indenizáveis, podendo ser levantadas pelo locatário, finda a locação, desde que sua retirada não afete a estrutura e a substância do imóvel.’’


Na dúvida sobre quem é o responsável pela manutenção necessária, envie sua solicitação ao setor de suporte que iremos esclarecer.

Contato : suporte@terraz.com.br